quinta-feira, 27 de março de 2014

RELAÇÕES ALIMENTARES

RELAÇÕES ALIMENTARES
As interações dos vários organismos no ambiente natural e artificial resultam em um ciclo de matéria e um fluxo de energia. Esse fluxo é gerado a partir da transformação da energia luminosa em energia química realizada pelos seres autotróficos.
A essa interação de elementos vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) através da qual flui a energia e a matéria, damos o nome de ecossistema.

A matéria está constantemente ciclando dentro de um ecossistema, ou seja, o que os seres vivos retiram do ambiente, eles devolvem. Tem sido assim desde o início da existência da vida da terra, até os dias de hoje. Trata-se de um ciclo eterno. Os ecossistemas possuem uma constante passagem de matéria e energia de um nível para outro até chegar aos decompositores, os quais reciclam parte da matéria total utilizada nesse fluxo. A esse percurso de matéria e energia que se inicia sempre por um produtor e termina em um decompositor, chamamos de cadeia alimentar. A cada grupo de organismos com necessidades alimentares semelhantes quanto à fonte principal de alimento, chamamos de nível trófico (trofos, do grego significa alimento).No entanto, somente a representação das cadeias alimentares não mostra o quão complexas são as relações tróficas em um ecossistema. Para isso utiliza-se outra representação que evidencia as interligações existentes entre as diferentes cadeias alimentares e que se denomina teia alimentar.São chamados de produtores os seres capazes de produzir e acumular energia através de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, gás carbônico e luz. Já os organismos que se alimentam dos produtores são chamados de consumidores primários.Os consumidores primários podem ser desde microscópicas larvas, ou invertebrados bentônicos (de fundo) pastadores, até grandes planctônicas mamíferos terrestres. Os consumidores secundários são os organismos que se alimentam dos herbívoros, normalmente a primeira categoria de animais carnívoros. Os terciários são os grandes predadores que capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia. Tem como característica, normalmente, grandes tamanhos e menores densidades populacionais. Decompositores são seres vivos que se alimentam de organismos mortos, desintegrando-os gradualmente e transformando-os em partículas cada vez menores, que são incorporadas ao solo, à água e ao ar. Assim eles fazem parte das cadeias e teias alimentares exercendo um papel importante na reciclagem dos materiais. Vários organismos como fungos, bactérias, larvas de diversos insetos, minhocas, tatuzinho de jardim, alguns besouros, algumas formigas e algumas baratas fazem  parte deste grupo, exercendo papéis distintos. Outro aspecto importante é o fato de que a quantidade de energia disponível diminui à medida que é transferida de um nível trófico para outro. Assim, em alguns exemplos de cadeias alimentares, o gafanhoto obtém, ao comer as folhas da árvore, energia química; porém, essa energia é muito menor que a energia solar recebida pela planta. Essa perda nas transferências ocorre sucessivamente até se chegar aos decompositores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário