terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA DA BIOLOGIA
Bosque John Kennedy - Araguari

Biologia é uma palavra derivada do grego: Bio = vida; e Logos = estudo. Reconhecida oficialmente como ciência na transição entre os séculos 18 e 19, a Biologia se apresenta bastante ampla, já que não estuda somente os indivíduos e espécies isoladamente, mas também sua origem, evolução, constituição, aspectos comportamentais, a forma com que se relacionam entre indivíduos da mesma espécie e de espécies diferentes, a interação entre os seres vivos e o ambiente, como funcionam seus organismos, dentre diversos outros aspectos.
O
 objeto de estudo dessa ciência são os seres vivos, que são entidades que apresentam as propriedades de multiplicação, variação e hereditariedade, apresentando, predominantemente, em sua composição, átomos de hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio.
A Biologia busca responder os fenômenos da natureza por meio do
 método científico, que nos fornece critérios para tal. Primeiramente, há a observação, que consiste na análise dos fatos. Depois, o questionamento, etapa responsável pela identificação do objeto de estudo. Delimitando o tema, inicia-se o processo de formulação de hipóteses, no qual se buscam as possíveis respostas para o problema, com base nos conhecimentos disponíveis sobre o tema. Agora, temos a realização de dedução, que é a previsão possível baseada na hipótese. As deduções devem ser testadas, por meio da experimentação, observação, análise da consistência de sua lógica, ou mesmo testes matemáticos. Após todo esse processo, temos a conclusão, que é o momento em que a hipótese é aceita ou rejeitada; e a divulgação dessas etapas, por meio de artigos científicos, apresentações em eventos científicos, etc.
Quando uma hipótese é amplamente confirmada por meio de uma gama de experimentações e observações, é considerada uma
 teoria – note que aqui há uma grande diferença entre o que chamamos de teoria em nosso cotidiano, que é empregada como uma mera especulação.
A melhor forma de se estudar a Biologia não é por meio de “decorebas”, como muitas pessoas pensam, mas sim analisando as relações entre os conteúdos e comparando as semelhanças e diferenças entre os seres vivos.
Essa ciência natural, por meio do método científico, é capaz de desenvolver o senso crítico da pessoa, auxiliando-a a exercer sua cidadania por meio de escolhas e tomadas de decisão mais responsáveis, propiciando a construção de uma sociedade mais justa e um meio ambiente mais saudável.

Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
http://www.mundoeducacao.com/biologia/

   
Caros alunos,em síntese a  Biologia é a vida e ela está presente em vários setores como; produção de alimentos e outros bens, na produção científica e tecnológica como vacinas,clonagem,melhoramento de espécies, terapia gênica...etc ,na conservação dos recursos naturais na explicação da nossa origem e evolução enfim tudo que constitui o planeta, cabe a cada um de nós compreendermos nosso corpo,nosso meio e nosso planeta e saber utilizá-los.



IMPACTOS DO TURISMO  1ª AULA

Impacto em turismo é o resultado da interação entre os turistas, as comunidades locais e os meios receptores.
 Alguns tipos de turismo: existem mais de 20 classificações
Turismo de negócios (relacionado a feiras, compras, palestras..)
Turismo cultural (pessoas que se deslocam para conhecer marcos artístico ou histórico),
Turismo de consumo (excursões organizadas com o objetivo principal de adquirir produtos),
Turismo de formação ou intercâmbio (relacionado com os estudos),
 Turismo gastronômico (para desfrutar da comida tradicional de um determinado local),
Turismo ecológico (baseado no contacto não invasivo com a natureza),
 Turismo de aventura (para praticar desportos de risco/de aventura de caráter recreativo),
 Turismo religioso (relacionado com acontecimentos de caráter religioso)
Turismo do sol (relacionado com praias)
Turismo de festas e eventos
Turismo desportivo (relacionamento a eventos esportivos)

site da prefeitura de Araguari



Nenhum comentário:

Postar um comentário