quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014


Discovery Brasil

Compartilhada publicamente  -  Ontem à(s) 14:51
 
A Mary River Turtle é um dos animais mais conhecidos da Austrália. Em 1960-1970, a tartaruga se tornou animal de estimação de muitas famílias australianas. Conhecidas pelos seus moicanos, elas podem ter o casco e a cabeça cobertos por algas, ajudando na camuflagem. Isso sim é um animal com estilo.

alunos o que são algas e qual a sua importância??

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Fotossíntese é basicamente um processo celular pelo qual a maioria dos seres autótrofos produz seu próprio alimento (substâncias orgânicas) a partir de elementos inorgânicos. A energia para a realização desse processo vem da luz, tendo como principal fonte o próprio Sol. A energia luminosa solar fica armazenada nas moléculas de glicídios, e passa a ser utilizada como reserva de nutrientes ou fonte de alimento para outros seres vivos.
Praticamente todo gás oxigênio presente em nossa atmosfera (20% aproximadamente) foi resultante do processo de fotossíntese; alguns cientistas chegam a afirmar que são necessários cerca de 2000 anos para se renovar toda essa quantidade de oxigênio presente na Terra.
Para se realizar a fotossíntese, a maioria dos seres autótrofos utiliza como reagente o gás carbônico e a água, assim, produzem oxigênio e glicídios. Os glicídios produzidos são armazenados e podem ser utilizados como fonte de energia e de matéria-prima para a formação de novas estruturas e compostos.
A maioria dos seres autótrofos, como as plantas por exemplo, conseguem realizar esse incrível processo graças à presença de uma substância de cor verde conhecida como clorofila; que tem a capacidade de absorver a energia luminosa presente na luz solar e transformá-la em energia, que depois é convertida em glicídios.
Nas plantas, as folhas apresentam uma enorme quantidade de clorofila, por isso são verdes. Entretanto, existem plantas que apresentam células clorofiladas em seu caule, como é o caso dos cactos.
A fotossíntese das plantas é dividida em etapas, uma vez que estamos falando de um processo bastante complexo, e durante essas etapas existem condições que interferem, prejudicando ou potencializando o processo fotossintetizante. Vamos conhecer alguns deles:
1. Temperatura – estudos comprovaram que condições favoráveis à taxa de fotossíntese cresce até a temperatura de 35º C, após essa temperatura os níveis de produção de seus compostos diminui em razão da desnaturação das proteínas em temperaturas elevadas.
2. Concentração de Gás Carbônico – naturalmente existem 0,03% de CO2 na atmosfera, mas, experimentalmente, cientistas conseguiram elevar essa quantidade e potencializar o processo de fotossíntese. O limite máximo de CO2 chegou a 0,3%, ou seja 10 vezes a quantidade presente na atmosfera. Isso quer dizer que a planta não faz mais fotossíntese por que a quantidade de CO2 é reduzida.
3. Luz – um dos fatores para ocorrer fotossíntese é a presença de luz, dessa forma, à medida que a luminosidade aumenta, a taxa de fotossíntese aumenta.
O processo de fotossíntese contribui também com a vida dos organismos que a realizam, uma vez que se tornam autossuficientes em relação à sua alimentação e a de outros animais, que, na busca por alimento, consomem tais plantas.

Fabrício Alves Ferreira
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Aliens? Geneticista afirma que crânios encontrados no Peru não têm DNA humano


PARA OS ALUNOS DE TURISMO

IMPACTOS ECONÔMICOS DO TURISMO

Você consegue imaginar a variedade de profissionais que trabalha no setor de turismo? São garçons, recepcionistas, guias, gestores, comissários de bordo, chefes de cozinha, organizadores de eventos, agentes de viagens... Isso é um bom exemplo do que o turismo é capaz de fazer pela economia de um lugar: a geração de empregos. Além disso, pense na quantidade de impostos gerados pelas empresas de turismo e em vários outros impactos econômicos que ele pode causar e ficará fácil entender por que tantos prefeitos, empresários e gestores defendem a necessidade de desenvolver o turismo como alternativa de crescimento local. Os impactos na esfera econômica são os mais enfatizados nas pesquisas turísticas, com o objetivo de comprovar a importância do setor no incremento da renda
local. Entretanto, há também impactos negativos do turismo sobre a economia, como a elevação do custo de vida no lugar. Dias (2005) considera a existência de oito grandes impactos do turismo na economia: 1. o efeito multiplicador
2. a redistribuição de renda;
3. as mudanças nas estrutura de consumo
4. a influência sobre os preços;
5. a especulação sobre o uso do solo;
6. o efeito sobre as importações e as exportações;
7. os efeitos sobre os investimentos;
8. o efeito sobre o trabalho.
Vamos, agora, estudar com mais detalhes cada um dos oito grandes impactos do turismo na economia propostos
Efeito multiplicador
Quando pagamos pelo serviço de um guia de turismo, por exemplo, ele pode, com esse dinheiro, pagar o aluguel do mês ou uma conta no supermercado. Isso significa que a renda gerada pelo turismo não fica retida no setor, migrando entre diversas atividades econômicas.Dessa forma, a atividade turística envolve diversos setores da economia, como: a indústria, a produção de alimentos, serviços bancários e outros. Os gastos dos turistas ajudam a dinamizar a economia local, movimentando setores que não são diretamente ligados à economia – essa dinamização é conhecida como efeito multiplicador. A quantia gasta inicialmente é multiplicada em inúmeras transações, pois as despesas com o turismo transformam-se em renda para a população local, direta ou indiretamente.Quanto maior o efeito multiplicador do turismo em um local, maiores os benefícios econômicos gerados para a comunidade. Nos casos em que boa parte da renda é revertida para investidores estrangeiros, como acontece em muitas cidades brasileiras, o efeito multiplicador é baixo, assim como os impactos positivos para a
população local. O mesmo acontece quando os produtos consumidos pelos turistas precisam ser importados ou quando pacotes com “tudo incluído” são pagos ainda em seu local de origem, restando poucos gastos para serem realizados na localidade receptora.
Atividade 1
Onde o dinheiro vai parar?Finalmente, você está de férias e decidiu viajar com a família para Natal, no Rio Grande do Norte. Chegando lá, procurou um hotel e, como já sabia quanto tempo ficaria na cidade, resolveu deixar pagas as diárias, com antecedência. Identifique os possíveis destinos do dinheiro que foi pago ao hotel.

Redistribuição de renda
O turismo contribui para o equilíbrio da distribuição de renda, à medida que desloca fluxos de regiões emissoras ricas, como São Paulo, para núcleos receptores mais pobres, como o Nordeste brasileiro. Isso acontece porque, normalmente, os visitantes vêm de regiões mais abastadas que as localidades turísticas. Esse fluxo contribui para a geração de empregos e para a criação de infra-estrutura em lugares que, de outra forma, não teriam acesso a esse aumento de renda.
Atividade 2 
Uma cidade turística mais com sérios problemas de saneamento básico pode ter a qualidade de vida
da população melhorada pelo turismo?Justifique.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014



Texto para estudo:  ASSUNTO: FOTOSSÍNTESE (01 aula resumo, 01 atividade,01 explicação)
VOCÊ DEVE LER E RESUMIR NO CADERNO


A fotossíntese A palavra fotossíntese significa, literalmente, síntese (produção) pela luz. É através desse processo que a energia radiante do Sol é capturada e transformada em matéria orgânica, em especial, a glicose.É o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Ela é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver. Os organismos clorofilados (plantas, algas e certas bactérias) captam a energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtém energia se alimentando de organismos produtores (fotossintetizantes) ou de consumidores primários. A fotossíntese pode ser representada pela seguinte equação:



6H2O + 6CO2          LUZ              O2 + C6H12O6
CLOROFILA


O O2 é resultante da quebra da molécula de H20 pela luz e a formação da glicose é resultante  reações com o CO2 
A água e o CO2 são pouco energéticos, enquanto que os carboidratos(glicose) formados são altamente energéticos. Portanto a fotossíntese transforma energia da radiação solar em energia química.

Através da fotossíntese as plantas produzem oxigênio e carboidratos a partir do gás carbônico. Na respiração ela consome oxigênio e libera gás carbônico no ambiente, entretanto em condições normais, a taxa de fotossíntese é cerca de 30 vezes maior que a respiração na mesma planta, podendo ocorrer momentos em que ambas serão equivalentes. A fotossíntese ocorre em organelas chamadas cloroplastos .

Fatores Limitantes da Fotossíntese

Intensidade luminosa
Quando uma planta é colocada em completa obscuridade, ela não realiza fotossíntese. Aumentando-se a intensidade luminosa, a taxa da fotossíntese também aumenta. Todavia, a partir de um certo ponto, novos aumentos na intensidade de iluminação não são acompanhados por elevação na taxa da fotossíntese. A intensidade luminosa deixa de ser um fator limitante da fotossíntese quando todos os sistemas de pigmentos já estiverem sendo excitados e a planta não tem como captar essa quantidade adicional de luz. Atingiu-se o ponto de saturação luminosa.
Temperatura
De modo geral, a elevação de 10 °C na temperatura duplica a velocidade das reações químicas. 
Entretanto, a partir de temperaturas próximas a 40 °C começa a ocorrer desnaturação enzimática, e a velocidade das reações tende a diminuir. Portanto, existe uma temperatura ótima na qual a atividade fotossintetizante é máxima, que não é a mesma para todos os vegetais.
Gás Carbônico
Sem o CO2, a intensidade da fotossíntese é nula. Aumentando-se a concentração de CO2 a intensidade do processo também se eleva. Entretanto, essa elevação não é constante e ilimitada. Quando todo o sistema enzimático envolvido na captação do carbono estiver saturado, novos aumentos na concentração de CO2 não serão acompanhados por elevação na taxa fotossintética.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014


Vídeo sobre a fotossíntese: (transformação da energia luminosa em energia química)



QUE TAL REFLETIR UM POUQUINHO...






terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA DA BIOLOGIA
Bosque John Kennedy - Araguari

Biologia é uma palavra derivada do grego: Bio = vida; e Logos = estudo. Reconhecida oficialmente como ciência na transição entre os séculos 18 e 19, a Biologia se apresenta bastante ampla, já que não estuda somente os indivíduos e espécies isoladamente, mas também sua origem, evolução, constituição, aspectos comportamentais, a forma com que se relacionam entre indivíduos da mesma espécie e de espécies diferentes, a interação entre os seres vivos e o ambiente, como funcionam seus organismos, dentre diversos outros aspectos.
O
 objeto de estudo dessa ciência são os seres vivos, que são entidades que apresentam as propriedades de multiplicação, variação e hereditariedade, apresentando, predominantemente, em sua composição, átomos de hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio.
A Biologia busca responder os fenômenos da natureza por meio do
 método científico, que nos fornece critérios para tal. Primeiramente, há a observação, que consiste na análise dos fatos. Depois, o questionamento, etapa responsável pela identificação do objeto de estudo. Delimitando o tema, inicia-se o processo de formulação de hipóteses, no qual se buscam as possíveis respostas para o problema, com base nos conhecimentos disponíveis sobre o tema. Agora, temos a realização de dedução, que é a previsão possível baseada na hipótese. As deduções devem ser testadas, por meio da experimentação, observação, análise da consistência de sua lógica, ou mesmo testes matemáticos. Após todo esse processo, temos a conclusão, que é o momento em que a hipótese é aceita ou rejeitada; e a divulgação dessas etapas, por meio de artigos científicos, apresentações em eventos científicos, etc.
Quando uma hipótese é amplamente confirmada por meio de uma gama de experimentações e observações, é considerada uma
 teoria – note que aqui há uma grande diferença entre o que chamamos de teoria em nosso cotidiano, que é empregada como uma mera especulação.
A melhor forma de se estudar a Biologia não é por meio de “decorebas”, como muitas pessoas pensam, mas sim analisando as relações entre os conteúdos e comparando as semelhanças e diferenças entre os seres vivos.
Essa ciência natural, por meio do método científico, é capaz de desenvolver o senso crítico da pessoa, auxiliando-a a exercer sua cidadania por meio de escolhas e tomadas de decisão mais responsáveis, propiciando a construção de uma sociedade mais justa e um meio ambiente mais saudável.

Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
http://www.mundoeducacao.com/biologia/

   
Caros alunos,em síntese a  Biologia é a vida e ela está presente em vários setores como; produção de alimentos e outros bens, na produção científica e tecnológica como vacinas,clonagem,melhoramento de espécies, terapia gênica...etc ,na conservação dos recursos naturais na explicação da nossa origem e evolução enfim tudo que constitui o planeta, cabe a cada um de nós compreendermos nosso corpo,nosso meio e nosso planeta e saber utilizá-los.



IMPACTOS DO TURISMO  1ª AULA

Impacto em turismo é o resultado da interação entre os turistas, as comunidades locais e os meios receptores.
 Alguns tipos de turismo: existem mais de 20 classificações
Turismo de negócios (relacionado a feiras, compras, palestras..)
Turismo cultural (pessoas que se deslocam para conhecer marcos artístico ou histórico),
Turismo de consumo (excursões organizadas com o objetivo principal de adquirir produtos),
Turismo de formação ou intercâmbio (relacionado com os estudos),
 Turismo gastronômico (para desfrutar da comida tradicional de um determinado local),
Turismo ecológico (baseado no contacto não invasivo com a natureza),
 Turismo de aventura (para praticar desportos de risco/de aventura de caráter recreativo),
 Turismo religioso (relacionado com acontecimentos de caráter religioso)
Turismo do sol (relacionado com praias)
Turismo de festas e eventos
Turismo desportivo (relacionamento a eventos esportivos)

site da prefeitura de Araguari



sábado, 1 de fevereiro de 2014

"A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive." (Mahatma Gandhi)


ESTUDAR PODE SER UM PROCESSO ESTIMULANTE, ABAIXO LINKS PARA VOCÊ PESQUISAR, FIXAR , ESTUDAR, CONHECER OU SIMPLESMENTE SE ALEGRAR COM O MUNDO BIOLÓGICO.