terça-feira, 29 de março de 2016

SUA VIDA ESTÁ DIFÍCIL........ASSISTA E REFLITA......


FATORES LIMITANTES DA FOTOSSÍNTESE

Fatores que influenciam a fotossíntese

A intensidade com a qual uma célula executa a fotossíntese pode ser avaliada pela quantidade de oxigênio que ela libera para o ambiente, ou pela quantidade de CO2 que ela consome.
Quando se mede a taxa de fotossíntese de uma planta, percebe-se que essa taxa pode aumentar ou diminuir, em função de certos parâmetros. Esses parâmetros são conhecidos como fatores limitantes da fotossíntese. A fotossíntese tem alguns fatores limitantes, alguns intrínsecos e outros extrínsecos.

Fatores limitantes intrínsecos

Disponibilidade de pigmentos fotossintetizantes
Como a clorofila é a responsável principal pela captação da energia limunosa, a sua falta restringe a capacidade de captação da energia e a possibilidade de produzir matéria orgânica.
Disponibilidade de enzimas e de cofatores

Todas as reações fotossintéticas envolvem a participação de enzimas e de co-fatores, como os aceptores de elétrons e os citocromos. A sua quantidade deve ser ideal, para que a fotossíntese aconteça com a sua intensidade máxima.

Fatores limitantes extrínsecos

A concentração de CO2
 
O CO2 (gás carbônico ou dióxido de carbono) é o substrato empregado na etapa química como fonte do carbono que é incorporado em moléculas orgânicas. As plantas contam, naturalmente, com duas fontes principais de CO2: o gás proveniente da atmosfera, que penetra nas folhas através de pequenas aberturas chamadas estômatos, e o gás liberado na respiração celular. 
Sem o CO2, a intensidade da fotossíntese é nula. Aumentando-se a concentração de CO2 a intensidade do processo também se eleva. Entretanto, essa elevação não é constante e ilimitada. Quando todo o sistema enzimático envolvido na captação do carbono estiver saturado, novos aumentos na concentração de CO2 não serão acompanhados por elevação na taxa fotossintética.


A Temperatura
 

Na etapa química, todas as reações são catalisadas por enzimas, e essas têm a sua atividade influenciada pela temperatura. 
De modo geral, a elevação de 10 °C na temperatura duplica a velocidade das reações químicas.

Entretanto, a partir de temperaturas próximas a 40 °C, começa a ocorrer desnaturação enzimática, e a velocidade das reações tende a diminuir.

Portanto, existe uma temperatura ótima na qual a atividade fotossintetizante é máxima, que não é a mesma para todos os vegetais.



quinta-feira, 17 de março de 2016

GRÁFICO: FOTOSSÍNTESE X RESPIRAÇÃO

As células vegetais, assim como a enorme maioria das células vivas, realizam arespiração aeróbica, processo que absorve O2 e elimina CO2. A intensidade desse processo não é influenciada pela luz, e a célula o realiza tanto no claro como no escuro.
Ponto de compensacao fotico
Já a intensidade da fotossíntese é influenciada pela luz. Com respeito às trocas gasosas, afotossíntese tem papel inverso ao da respiração, pois absorve CO2 e elimina O2.
O gráfico abaixo ilustra o que foi dito.
Identificam-se, no gráfico, situações distintas:
Ponto de compensacao fotico
Situação A: sob baixa luminosidade, a intensidade da fotossíntese é pequena, de tal forma que a intensidade da respiração é superior a ela. Nessa situação, a planta absorve O2 e elimina CO2 para o meio ambiente.
Situação B: corresponde à intensidade luminosa na qual a intensidade da fotossíntese é exatamente igual à da respiração celular. Portanto, o oxigênio liberado pela fotossíntese é consumido na respiração celular, e CO2 liberado na respiração celular é consumido nafotossíntese. Portanto, as trocas gasosas entre a planta e o ambiente são nulas. Esta intensidade luminosa é chamada Ponto de Compensação Luminoso ou Ponto de Compensação Fótico.
As plantas que vivem preferencialmente em locais pouco iluminados (plantas umbrófilas ou "de sombra") têm PCL baixo. Já as que vivem em locais bem iluminados (plantas heliófilas ou "de sol") têm PCL elevado.
Situação C: sob intensa luminosidade, a fotossíntese predomina sobre a respiração. Assim, a planta absorve CO2 e elimina O2 para o ambiente. Como a produção de compostos orgânicos é superior ao consumo, nesta situação a planta cresce e incorpora matéria orgânica.
Ponto de compensacao fotico
Ao longo de suas vidas as plantas passam, a cada 24 horas, pelas 3 situações expostas anteriormente. Para que possam crescer e se desenvolver normalmente, devem passar a maior parte do tempo em intensidade luminosa superior ao seu ponto de compensação luminosa, sintetizando e incorporando matéria orgânica e liberando oxigênio.
É importante ressaltar que, em um ecossistema em equilíbrio, como uma floresta tropical, as trocas globais são pequenas, uma vez que as substâncias liberadas, como oxigênio, são consumidas no próprio ecossistema. Populações vegetais mais abertas e mais dinâmicas têm balanço positivo, isto é, sintetizam mais produtos do que consomem. As algas marinhas, por exemplo, constituem a maior massa fotossintetizante da biosfera, e seu maior fornecedor de oxigênio.






terça-feira, 8 de março de 2016

RESPIRAÇÃO CELULAR

respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas diversas, tais como carboidratos e lipídios.
Nesse processo, verifica-se a oxidação ou “queima” de compostos orgânicos de alto teor energético, como gás carbônico e água, além da liberação de energia, que é utilizada para que possam ocorrer as diversas formas de trabalho celular.

Importância da respiração celular

Nos organismos aeróbicos, a equação simplificada da respiração celular pode ser assim representada:
C6H12O6 + O2  6 CO2 + 6 H2O + energia
A respiração é um fenômeno de fundamental importância para o trabalho celular e, portanto, para manutenção de vida num organismo. A fotossíntese depende da presença de luz solar para que possa ocorrer.Já a respiração celular, inclusive nas plantas, é processada tanto no claro como no escuro, ocorre em todos os momentos da vida de organismo e é realizada por todas as células vivas que o constituem. Se o mecanismo respiratório for paralisado num indivíduo, suas células deixam de dispor de energia necessária para o desempenho de suas funções vitais; inicia-se, então, um processo de desorganização da matéria viva, o que acarreta a morte do indivíduo.
Extraído do site http://www.coladaweb.com/biologia/biologia-celular/respiracao-celular

ATIVIDADE AVALIATIVA

ATIVIDADE (transfira para o caderno, perguntas e respostas)

1-A respeito da fotossíntese, assinale a alternativa correta.
a) O oxigênio liberado na fotossíntese provém da molécula de gás carbônico.
b) Apenas os vegetais são capazes de realizar fotossíntese.
c) Para que nos vegetais a glicose seja produzida nos cloroplastos são necessárias a presença da luz e de duas matérias primas muito comuns na natureza: a água e o gás carbônico. Esse fenômeno é denominado fotossíntese.
d) Na fotossíntese a clorofila absorve totalmente a luz verde componente da luz branca.

2-A maior parte da massa de matéria orgânica de uma árvore provém de: a) água do solo.
 b) gás carbônico do ar.
 c) gás oxigênio do ar.
d) compostos nitrogenados do solo.

3-Plantas, algas, cianobactérias e um grupo de bactérias têm a capacidade de realizar o processo de fotossíntese. A respeito desse processo nesses organismos é correto afirmar que:
a) Todos apresentam, além de clorofila, os pigmentos carotenoides e xantofilas.
b) Todos utilizam o gás carbônico e a água como matéria prima.
c) Somente as plantas e as algas produzem o gás oxigênio.
d) Somente as plantas apresentam as clorofilas a e b.

4-A fotossíntese é uma reação química de fundamental importância para a vida porque:
a) Tem como produto final as moléculas de glicose e de gás carbônico.
b) Tem como produto final as moléculas de oxigênio e gás carbônico.
c) Transforma a energia luminosa em energia química a partir do gás carbônico e da água.
d) Transforma a energia química em energia aproveitável a partir do oxigênio e da água.

5-O gás carbônico e o oxigênio estão envolvidos no metabolismo energético das plantas. Em relação a esses dois gases podemos afirmar que:
a) O gás carbônico é produzido apenas à noite.
 b) O oxigênio é produzido apenas à noite.
c) O gás carbônico é produzido apenas durante o dia.
d) O oxigênio é produzido apenas durante o dia

Responda: 6- Qual a fonte primária de energia do planeta para a produção de biomassa?
7-Cite 5 produtos utilizados ou consumidos por você resultantes da fotossíntese.
8-Se uma planta estiver na ausência total de luz, haverá liberação de oxigênio? Justifique.
9-Fotossíntese é a conversão da energia luminosa em energia...............

10-Quais os reagentes do processo metabólico que libera oxigênio?

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 08 DE MARÇO



Meninos e Meninas, no dia internacional da mulher, vamos relembrar a luta da bióloga Raquel Carson, pelo ambiente, em seu livro Primavera Silenciosa(1962), relata ação dos pesticidas em animais e plantas, sua luta não foi em vão, o uso dos agrotóxicos foi revisto e DDT proibido nos Estados Unidos.Em 1985, os agrotóxicos clorados, inclusive o DDT foram proibidos no Brasil.
O olhar de uma mulher, sua sensibilidade diante de todas as formas de vidas é para comemorar.
Parabéns a vocês, as mães, irmãs, tias e avós.......e a vocês meninos que fazem o mundo delas mais bonito.